REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorLuckesi, Cipriano Carlos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788188P2por
dc.contributor.advisor1Cury, Carlos Roberto Jamil-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788980D6por
dc.date.accessioned2016-04-27T17:27:24Z-
dc.date.available2008-07-25-
dc.date.issued1992-09-17-
dc.identifier.citationLuckesi, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: sendas percorridas. 1992. 560 f. Tese (Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/11781-
dc.description.resumoNa presente tese tratamos da avaliação da aprendizagem escolar em sua configuração nas pedagogias modernas e contemporâneas assim como na prática da escola brasileira de 1. e 2. graus. Para essa abordagem, tomamos como centro de atenção a administração do poder, no nível micro da pedagogia e da escola, cujo objetivo é o disciplinamento do educando, na perspectiva da formação do seu caráter, além da qualificação de sua aprendizagem. Para estudar essa temática nas pedagogias, trabalhamos com as correntes pedagógicas classificadas em tradicional, escolanovista e tecnopedagógica, na tradicional, estudamos a avaliação da aprendizagem nas concepções jesuítica, comeniana e herbartiana; na escolanovista, as concepções montessoriana e deweyana; na tecnopedagógica, as concepções tyleriana, blomiana e gronlundiana. No ensaio que produzimos sobre a configuração da avaliação da aprendizagem na escola brasileira de 1. e 2. graus nos servimos de dados de recentes pesquisas sobre esse tema a partir de entrevistas com professores e especialistas em educação. As conclusões que pudemos chegar é de que a avaliação da aprendizagem tem servido para propor e encaminhar o disciplinamento dos educandos: a pedagogia tradicional propõe um disciplinamento externo e aversivo, formando o educando submisso; escola nova propõe o disciplinamento interior, na perspectiva de possibilitar o desenvolvimento livre e criativo da criança e do jovem, a tecnopedagogia pretende um disciplinamento externo pelo controle comportamental, tendo em vista modelar o educando. Em nossa prática escolar, somos herdeiros principalmente da pedagogia tradicional, processando uma avaliação da aprendizagem externa, aversiva e autoritária, numa perspectiva de submissão disciplinar do educando. Assim sendo, no geral, a avaliação da aprendizagem escolar torna-se um lugar especial de administração do poder no nível micro da relação pedagógica e da escolapor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24580/cipriano%20carlos%20luckesi%20V1.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: História e Filosofia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de primeiro e segundo grauspor
dc.subjectRendimento escolarpor
dc.subjectAprendizagem escolarpor
dc.subjectPedagogia escolanovistapor
dc.subjectPedagogia tradicionalpor
dc.subjectTecnopedagogiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação da aprendizagem escolar: sendas percorridaspor
dc.typeTesepor
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