REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPomilho, Sheila de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282551283985922pt_BR
dc.contributor.advisor1Sanches, Emília Maria Bezerra Cipriano Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1621685976264300pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-24T15:57:19Z-
dc.date.available2022-08-24T15:57:19Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.citationPomilho, Sheila de Souza. O papel do gestor da Educação Infantil na formação docente centrada na escola. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27240-
dc.description.resumoEsta pesquisa de abordagem qualitativa buscou, como objetivo geral, analisar o papel da gestão na formação docente centrada na escola, no contexto da Educação Infantil. Ainda desenvolveu os seguintes objetivos específicos: situar historicamente a política pública de educação infantil para a gestão escolar, descrever a especificidade da atuação do gestor na educação infantil e a relação com a formação das equipes, identificar as contribuições da direção escolar no desenvolvimento dos processos formativos centrados na escola. Os objetivos específicos da pesquisa criaram condições para caracterizar o grupo de gestores participantes, a partir dos quais foram analisadas as concepções e legislação sobre gestão escolar na educação infantil, bem como as especificidades do cargo na formação do professorado. O instrumento de coleta de dados foi estabelecido segundo pesquisas autobiográficas, utilizando-se da entrevista narrativa, tendo sido entrevistadas duas gestoras de escolas de educação infantil pública e privada. Os resultados evidenciaram que o trabalho da direção de escola para a formação docente centrada na escola é um caminho promissor para uma gestão democrática e colaborativa. Transformar a escola em um ambiente que valorize a formação do professorado requer compreensão sobre as infâncias e os aspectos que envolvem a profissionalização docente. Deste modo, para que princípios da formação em contexto sejam uma prática cotidiana, é preciso construir ferramentas de gestão e sistematizar os planos de formação conforme a proposta curricularpt_BR
dc.description.abstractThe qualitative approach research has analyzed, as a general target, the role of management in school-centered teacher training in the context of Early Childhood Education. It has also developed the following specific objectives: set the public policy in early childhood education for school management historically; describe the specificity of a manager's role in early childhood education and its relationship with a team formation and identify how school management can contribute to the development of training processes school-centered. The specific objectives of the research gave conditions to characterize the group of participating managers. Therefore, we analyzed their conceptions and legislation on school administration in early childhood education, as well as the specificities of the position in teacher training. The data collection instrument was established according to autobiographical research, using the narrative interview, having interviewed two public and private kindergarten school managers. The results showed that the work of the school management for school-centered teacher training is a promising path for democratic and collaborative administration. Transforming the school into an environment that values teacher training requires understanding childhood and the aspects that involve teacher professionalization. In this way, for the principles of coaching in context to be a daily practice in schools, it is necessary to develop management tools and systematize training plans as part of the curricular proposalen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireção de escolapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação centrada na escolapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectSchool administrationen_US
dc.subjectEarly Childhood Educationen_US
dc.subjectSchool-centered trainingen_US
dc.subjectAdministrationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO papel do gestor da Educação Infantil na formação docente centrada na escolapt_BR
dc.title.alternativeThe role of the Early Childhood Education manager in school-centered teacher trainingen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sheila Pomilho.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.