REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Thiago Henrique Ribeiro dos-
dc.contributor.advisor1Garcia, Carla Cristina-
dc.date.accessioned2022-08-24T21:21:08Z-
dc.date.available2022-08-24T21:21:08Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.identifier.citationSantos, Thiago Henrique Ribeiro dos. As donas da porra toda: uma leitura política da produção de conteúdo autoral nas mídias alternativas das drag queens Lorelay Fox, Gloria Groove, Pabllo Vittar e Rita von Hunty. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Jornalismo Cultural) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27260-
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a fazer uma leitura política do conteúdo autoral produzido pelas drag queens Lorelay Fox, Gloria Groove, Pabllo Vittar e Rita Von Hunty em seus canais oficiais na plataforma de vídeos YouTube. Para isso, parte-se de estudos anteriores para estabelecer a prática drag queen como uma travestilidade cênica independente da sexualidade de seus sujeitos e presente em culturas ocidentais e orientais, distantes geográfica e temporalmente (VENCATO, 2002; SANTOS, 2012; BAKER, 1994; NEWTON, 1972). A partir disso, é trazida à discussão as mudanças sociais possibilitadas pelas novas tecnologias e a apropriação, pelas drags, dos ambientes digitais transformados em espaços de enunciação em uma estratégia de subversão da invisibilidade e do silenciamento na mídia e na esfera pública habermasiana a que elas são condicionadas socialmente. Autores que atualizam os conceitos de mídia são invocados para compreender os espaços digitais como mídias alternativas às tradicionais (SHIRKY, 2011), assim como teóricos que pensam novos fazeres políticos sob perspectivas contemporâneas em consonância com as mudanças tecnológicas (AGUILERA RUIZ, 2014; MAGRANI, 2014; THOMPSON, 2008). O estudo, construído metodologicamente por pesquisa bibliográfica, então, avança para analisar o que está sendo produzido por elas e como esses conteúdos se articulam com pautas do próprio grupo. Identifica-se um fazer político intrínseco à expressão, manifestação e visibilização nos ambientes digitais, mas que nem sempre se estende ao conteúdo produzido, desperdiçando o potencial da internet em sua plenitude e se tornando, por vezes, irrelevante e repetitivopt_BR
dc.description.abstractThis research intends to do a political reading of the author content produced by the drag queens Lorelay Fox, Gloria Groove, Pabllo Vittar and Rita Von Hunty in their official channels in the YouTube video platform. To do that, it has been based on previous studies to establish the drag queen practice as a scenic transvestite not related to the person’s sexuality and present in Western and Eastern cultures, distant geographically and temporally (VENCATO, 2002; SANTOS, 2012; BAKER, 1994; NEWTON, 1972). From this on, it is brought to the discussion the social changes possible by the new technologies and the appropriation by drags of digital environments turned into spaces of enunciation in a strategy of subvert the invisibility and silencing in the media and in the Habermasian public sphere to which they are socially conditioned. Authors who update media concepts are invoked to understand digital spaces as alternative media to traditional media (SHIRKY, 2011), as well as thinkers who think new political actions under contemporary perspectives in line with technological change (AGUILERA RUIZ, 2014; MAGRANI, 2014; THOMPSON, 2008). The work, built methodologically on bibliographical research, then advances to analyze what is being produced by them and how theses contents are articulated with the guidelines of the group itself. There’s a political action that is intrinsic to expression, manifestation and visibility in digital environments, but that isn’t extended to the content, wasting the internet potential in its fullest and becoming sometimes irrelevant and repetitivees
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Jornalismo Culturalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDrag Queenspt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectCultura da participaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas contemporâneaspt_BR
dc.subjectDrag Queenses
dc.subjectMediaen_US
dc.subjectDigital technologiesen_US
dc.subjectCulture of participationen_US
dc.subjectContemporary politicsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.titleAs donas da porra toda: uma leitura política da produção de conteúdo autoral nas mídias alternativas das drag queens Lorelay Fox, Gloria Groove, Pabllo Vittar e Rita von Huntypt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Henrique Ribeiro dos Santos.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.