REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37061
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Ensino de Língua Portuguesa e Metodologias Ativas: os Gêneros Científicos no Ensino Médio
Autor(es): Miranda, Régis Danilo
Primeiro Orientador: Mathias, Maria Otilia José Montessanti
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo um estudo da aplicação da metodologia ativa – Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) - no desenvolvimento de um projeto/ proposta interdisciplinar com vistas à iniciação científica de alunos do ensino médio pelo ensino dos gêneros resumo, resenha, fichamento, seminário e artigo científico. Trata-se do relato de uma experiência didática voltada à preparação/capacitação de alunos do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino de uma região do interior do estado de São Paulo. Os resultados conquistados ao longo dos anos de 2017 e 2018 levaram aos alunos as condições de produzirem textos de ordem científica e a ampliarem o pensamento crítico acerca de variadas situações-problema de composição social e cultural. Desta forma, os materiais teóricos produzidos pelos docentes que ilustraram o caminho das metodologias ativas, em especial, a ABP, e os relatos de experiência vivenciados no contexto escolar evidenciam a necessidade e a importância da inserção do aluno como sujeito do processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se com este trabalho que a partir da implantação das metodologias ativas, o professor busca ressignificar sua função na sala de aula, compreendendo a respeito do papel de protagonismo do aluno e construindo bases sólidas para a construção do conhecimento científico e crítico, tão essenciais para a universidade e a vida
Abstract: This research objective a study of the application of the active methodology - Project Based Learning (ABP) - in the development of an interdisciplinary project / proposal for the scientific initiation of high school students by the teaching of the genres summary, review, annotations, seminar and scientific article. That is the report of a didactic experience aimed at the preparation / qualification of high school students of a private school, countryside of São Paulo state. The results achieved over the years 2017 and 2018 led students to produce scientific texts and to expand critical thinking about various problem situations of social and cultural composition. In this way, the theoretical materials produced by the teachers that illustrated the path of the active methodologies, especially the PBL, and the reports of experience lived in the school context show the necessity and importance of the student's insertion as a subject of the teaching and learning process. It concluded with the work that, based on the implementation of active methodologies, the teacher seeks to re-signify his / her role in the classroom, understanding the student's leading role and building solid bases for the construction of critical scientific and critical knowledge for university and life
Palavras-chave: Iniciação científica
Aprendizagem Baseada em Projetos
Metodologias ativas
Produção de texto científico
Scientific initiation
Project-Based Learning
Active methodologies
Scientific text production
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Língua Portuguesa
Citação: Miranda, Régis Danilo. Ensino de Língua Portuguesa e Metodologias Ativas: os Gêneros Científicos no Ensino Médio. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37061
Data do documento: 26-Mar-2019
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RÉGIS DANILO MIRANDA.pdf
  Restricted Access
981,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.