Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37940Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silvestre, Neide | - |
| dc.contributor.advisor1 | Margato, Adelaide Ferreira | - |
| dc.date.accessioned | 2023-08-29T13:17:14Z | - |
| dc.date.available | 2023-08-29T13:17:14Z | - |
| dc.date.issued | 2014-05-12 | - |
| dc.identifier.citation | Silvestre, Neide. O uso das estratégias de leitura em língua inglesa no ensino médio da escola pública. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37940 | - |
| dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição do ensino de estratégias de leitura, nas aulas de Língua Inglesa como uma alternativa que permita um melhor desempenho do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa revela também os fatores que facilitam e dificultam a leitura dos alunos do Ensino Médio nos textos extraídos do ENEM. A fundamentação teórica tem como base os estudos de Farrell (2003); Holden (2009); Holden & Rogers (2002); Oxford (1990 e trata, fundamentalmente, da importância da utilização das estratégias de leitura. Fortaleceu também esta pesquisa os aportes teóricos extraídos dos PCN LE ( 1998) que recomendam aos professores e orientam que, no Ensino Médio, sejam trabalhadas as seguintes habilidades: leitura, comunicação oral e prática escrita. Sugerem ainda que essas habilidades sejam praticadas considerando a realidade social/local do grupo. Se a escola e o grupo estão voltados para o vestibular que se utilizem textos que possibilitem sua interação no mundo social e do trabalho. O intuito é deixar, a partir dos resultados obtidos por meio da análise dos dados, uma contribuição aos alunos e profissionais da educação para promover a prática reflexiva sobre as ações do uso de novas metodologias e estratégias de leitura para se obter uma melhor compreensão e interpretação de textos na língua inglesa e que os alunos possam utilizar esse conhecimento na sua formação de cidadãos críticos e autônomos no mundo globalizado | pt_BR |
| dc.description.abstract | The objective of this study is to analyze the contribution of the reading strategies teaching in the English language classes as an alternative which may allow a better performance during the teaching and learning process. This study also reveals the factors facilitating and complicating the reading of High School students in texts taken from ENEM. The theoretical background is based on studies of Farrell (2003); Holden (2009); Holden & Rogers (2002); Oxford (1990, it fundamentally deals with the importance of the use of reading strategies).The PCN LE theorical input has also substantiated this study, conducted about the use of reading strategies and the guidelines of the PCN LE (1998), that recommends and guides teachers to, in high school, work with the following skills: reading, oral production and written practice. They also suggest that such skills should be developed considering the social local reality of the group. If the school and the group are college-entrance-exam oriented, texts that allow interaction with labor and social world should be used. The intention is to allow, from results obtained from data analysis, a contribution to students and education professionals to promote the reflective practice about the actions in using new methodologies and reading strategies to get a better English written text comprehension and understanding and that the students can use the knowledge in their process of formation of critical and autonomous individuals in the globalized world | en_US |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
| dc.subject | Estratégias | pt_BR |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Metodologias | pt_BR |
| dc.subject | Textos do Enem | pt_BR |
| dc.subject | Strategies | en_US |
| dc.subject | Reading | en_US |
| dc.subject | Methodology | en_US |
| dc.subject | Enem texts | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| dc.title | O uso das estratégias de leitura em língua inglesa no ensino médio da escola pública | pt_BR |
| dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NEIDE SILVESTRE.pdf Restricted Access | 316,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
