REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHelito, Eduarda Feniar
dc.contributor.advisor1Feuz, Paulo Sérgio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7512772522532244pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-03T18:48:12Z-
dc.date.available2024-06-03T18:48:12Z-
dc.date.issued2023-12-22
dc.identifier.citationHelito, Eduarda Feniar. Vícios do serviço bancário e a responsabilidade dos bancos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41663-
dc.description.resumoO objetivo geral do estudo foi analisar os vícios do serviço bancário e a responsabilidade dos bancos perante seus clientes. Especificamente, pretende identificar os vícios mais comuns do serviço bancário, incluindo falhas no atendimento, cobranças indevidas, informações Inadequadas, entre outros; avaliar a responsabilidade dos bancos perante os vícios do serviço bancário, considerando a legislação vigente, jurisprudência e princípios éticos; investigar as consequências financeiras, emocionais e sociais enfrentadas pelos clientes devido aos vícios do serviço bancário; examinar as medidas adotadas pelos bancos para prevenir e corrigir vícios no serviço bancário, como canais de reclamação, ouvidorias e programas de educação financeira; propor estratégias e melhores práticas para melhorar a qualidade do serviço bancário, visando a satisfação e proteção dos clientes. Este estudo será conduzido por meio de uma revisão bibliográfica abrangente, analisando a legislação vigente, a jurisprudência e a literatura acadêmica relacionada ao tema. Serão considerados casos judiciais relevantes envolvenDo vícios do serviço bancário e a responsabilidade dos bancos. Com o resultado deste estudo foi possível concluir que o fornecedor, em qualquer hipótese, tem comprometimento de informar adequadamente aos consumidores, sobre os riscos à saúde ou mesmo a segurança causada por seus produtos ou serviços, porque se assim não fizerem, poderão responder pelos danos causados pelos vícios de informações, independentemente do fato ter ou não operado com culpapt_BR
dc.description.abstractThe general objective of the study was to analyze the vices of the banking service and the responsibility of banks towards their customers. Specifically, it intends to identify the most common vices of the banking service, including service failures, undue charges, inadequate rmation, among others; assess the responsibility of banks in the face of banking service defects, considering current legislation, risprudence and ethical principles; investigate the financial, emotional and social consequences faced by customers due to banking ddictions; examine the measures adopted by banks to prevent and correct defects in the banking service, such as complaint channels, ombudsman and financial education programs; propose strategies and best practices to improve the quality of banking services, with a view to customer satisfaction and protection. This study will be conducted through a comprehensive literature review, analyzing current egislation, jurisprudence and academic literature related to the subject. Relevant court cases involving defects in the banking service and the liability of banks will be considered. With the result of this study, it was possible to conclude that the supplier, in any case, has the ommitment to adequately inform consumers about the risks to health or even the safety caused by its products or services, because if they do not do so, they may be liable for the damages caused by information defects, regardless of whether or not they operated at faulten_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Direitopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVíciospt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectResponsabilidadept_BR
dc.subjectAddictionsen_US
dc.subjectInformationen_US
dc.subjectResponsibilityen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleVícios do serviço bancário e a responsabilidade dos bancospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vícios do serviço bancário e a responsabil_Eduarda Feniar Helit.pdf705,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.