Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44281| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O discurso do educador na transmissão de conhecimentos científicos e espontâneos |
| Autor(es): | Cunha, Ariel Smith |
| Primeiro Orientador: | Andreozzi, Maria Luiza |
| Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar a importância e o impacto do discurso do educador para a formação de conceitos espontâneos e científicos com crianças de 3 a 7 anos. Tal tema foi considerado após a leitura do livro A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Para isso, questiono o que é a Educação e qual sua função, recorrendo a Durkheim (1955) para definir que Educação é transmissão de conhecimento, o que não se remete a uma transmissão passiva, mas sim, onde ambas as partes, educador e educando, participam ativamente. Tal transmissão, que ocorre por meio da relação social entre sujeitos, depende inteiramente da linguagem, ela sendo a mediadora dessa relação. A linguagem tem, como função primordial, a comunicação e significação, o intercâmbio social, é um processo de comunicação que independe do som, pelo qual o sujeito irá significar as coisas do mundo em que ele está inserido. Sendo medidora da transmissão de conhecimento, a linguagem, portanto, é o meio pelo qual os conceitos científicos e espontâneos, elaborados por Vygotsky e explorados por Fontana (2012), serão transmitidos e aprendidos. Busco ainda, para a melhor visualização do estudado, a análise de cinco diálogos coletados em situação escolar. Por fim, é exalto o impacto do discurso do educador na formação de conceitos, tanto espontâneos quanto científicos, que não são antagônicos, mas sim articulados, concluindo que a Educação é operada pela linguagem, pelo discurso e pela posição do educador em seu discurso na relação social com os alunos |
| Palavras-chave: | Educação e linguagem Formação de conceitos e o discurso do educador |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Pedagogia |
| Citação: | Cunha, Ariel Smith. O discurso do educador na transmissão de conhecimentos científicos e espontâneos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44281 |
| Data do documento: | 8-Nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC ARIEL_Maria Luiza Andreozz.pdf | 598,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

