REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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dc.creatorVéras, Daniel Bicudo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795751Z0por
dc.contributor.advisor1Baitello Junior, Norval-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:17:13Z-
dc.date.available2008-06-19-
dc.date.issued2000-11-27-
dc.identifier.citationVéras, Daniel Bicudo. A propaganda da parceria contra as drogas e exemplos da participação de substâncias psicoativas na publicidade. 2000. 265 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/5078-
dc.description.resumoA presente Dissertação tem como objeto de estudo a abordagem da droga na propaganda institucional - no caso, produzida pela organização não governamental Parceria Contra as Drogas, por meio de seus materiais em TV, revistas e cartazes. Será também oferecido um panorama de como a droga - no caso, bebidas, cigarros e medicamentos - é mostrada na publicidade comercial - a partir de exemplos em TV, revistas,jornais e rádio. Os exemplos coletados abarcam um período entre 1996 e 1998. Seria a droga mostrada diferentemente pelas duas formas de comunicação? Quais seriam as diferenças de linguagem,abordagem, concepção e mesmo de interesses envolvidos em cada uma? A análise tem como referencial teórico a Semiótica da Cultura, por meio da obra de autores como Ivan Bystrina, Yuri Lotman, Ouspenski, W. Schivelbusch,U. Eco, dentre outros. Procurei identificar relações entre processos culturais e econômicos mais amplos e textos culturais específicos produzidos no contexto destes processospor
dc.description.abstractThe present dissertation has, as an object of study, the approach about drugs in institutional propaganda - in this case, the one produced by the non governmental organisation Parceria Contra Drogas (partnership Against Drugs) -, to be found on TV, magazines and posters. It will be also shown how psicoactive substances - in this case, drinks, cigarrettes and medicine - are seen, by examples collected on TV, magazines, newspapers and radio. The pieces from Parceria Contra Drogas and comercial advertising were collected between 1996and 1998. Would drugs be shown differently by the two approaches? What would be the differences concerning language, conception and even interests involved in each one? The analisys has, as a theorical referential, the Semiotics of Culture, through the writtings of lvan Bystrina, Yuri Lotman, Ouspenski, . - W. Schivelbusch, U. Eco, among others. My aim was to identify relations between cultural and economic proccesses and especific cultural texts produced inside the context of these proccesseseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13951/daniel%20bicudo%20veras.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectDrogas e comunicacao de massapor
dc.subjectAntidrogaspor
dc.subjectBebidaspor
dc.subjectCigarrospor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectMedicamentospor
dc.subjectComunicacao e Semioticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA propaganda da parceria contra as drogas e exemplos da participação de substâncias psicoativas na publicidadepor
dc.typeDissertaçãopor
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