REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArgenta, Christiane Amaral Lunkes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760757J0por
dc.contributor.advisor1Masetto, Marcos Tarciso-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:30:48Z-
dc.date.available2011-10-17-
dc.date.issued2011-10-06-
dc.identifier.citationArgenta, Christiane Amaral Lunkes. Management of private institutions of higher education and the necessary competences to the coordinators of the course: challenges and suggestions. 2011. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9612-
dc.description.resumoOs objetivos deste estudo são: identificar os principais desafios na atuação dos coordenadores de curso de instituições de ensino superior privadas e fornecer sugestões para a sua superação; diagnosticar as competências necessárias aos coordenadores de curso de graduação. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa das informações com característica de pesquisa-ação. As três etapas desta pesquisa foram decisivas para a coleta, análise e categorização dos dados, principalmente, a segunda etapa, quando foi realizado o Encontro de Coordenadores de Curso. Os procedimentos utilizados foram a análise documental; entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário e transcrição parcial do Encontro. Os resultados revelam a importância da parceria entre as IES, identificam o perfil dos gestores universitários, identificam dez desafios para a atuação dos coordenadores de curso e oferecem sugestões para superá-los, além das competências necessárias aos coordenadores de curso a partir dos múltiplos olhares dos atores da gestão universitária. Assim, com base neste contexto, os coordenadores de curso poderão colaborar para que suas instituições atendam às exigências do MEC (SINAES) e do atual cenário do ensino superior brasileiro. Este trabalho não encerra o debate, ao contrário, estimula o enfrentamento dos desafios de comprometimento, por parte dos coordenadores de curso e a construção de um Programa de Formação, que partindo dos resultados encontrados, possa subsidiar novas pesquisaspor
dc.description.abstractThe objectives of this study are: to identify the major challenges in the actions of the course coordinators of private higher education institutions and provide suggestions for overcoming them; to diagnose the required competences to the coordinators of undergraduate courses. For that, it was adopted a qualitative approach of the information with characteristics of action-research. The three stages of this research were decisive for the collection, analysis and categorization of data, especially when the Meeting of the Course Coordinators was held in the second stage. The methodological procedures used consisted in document analysis, semi-structured interviews, questionnaire application, and partial transcription of the Meeting. The results of this study provide basis: to reveal the importance of the partnership between the Higher Education Institutions, to identify the profile of the University administrators, to identify ten challenges for the performance of the course coordinators, to offer suggestions to overcome them and the required competences to the course coordinators from the overview of the University Management actors. Thus, based on that context, the course coordinators may contribute to their Institutions in the attempt to meet the requirements of the Ministry of Education (SINAES) and the current scenario of Higher Education in Brazil. This work does not end the debate; on the contrary, it encourages the course coordinators to face new commitment challenges and to build up a training program, which may support new researcheseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22542/Christiane%20Amaral%20Lunkes%20Argenta.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão do ensino superiorpor
dc.subjectCoordenador de cursopor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectHigher education managementeng
dc.subjectCourse coordinatoreng
dc.subjectCompetenceseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleGestão de instituições de ensino superior privadas e as competências necessárias aos coordenadores de curso: desafios e sugestõespor
dc.title.alternativeManagement of private institutions of higher education and the necessary competences to the coordinators of the course: challenges and suggestionseng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Christiane Amaral Lunkes Argenta.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.