REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Divina de Fátima dos
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Helena Machado de Paula-
dc.date.accessioned2022-10-18T17:42:37Z-
dc.date.available2022-10-18T17:42:37Z-
dc.date.issued2007-11-27-
dc.identifier.citationSantos, Divina de Fátima dos. Gestão na sala de aula: um trabalho participativo reflexões. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28996-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre gestão participativa na sala de aula, apoiado nas técnicas psicodramáticas do “Jornal Vivo” de Moreno, exploramos as possibilidades do uso de artigos de jornal como material didático de apoio em sala de aula, a fim de facilitar a alfabetização. Este estudo foi realizado em uma das unidades educacionais da rede “SESI-SP - Serviço Social da Indústria” ao longo do ano de 2007, com alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos que freqüentam o P.A.I. - Programa de Alfabetização Intensiva. Como resultado observamos que este trabalho permitiu aos alunos desenvolver a capacidade de fazer sua auto-análise, bem como a de poder ver-se na sociedade, mesmo sendo ele produto de um ato social, fazendo-o pensar em si mesmo, como sujeito e ao mesmo tempo, perceber-se na sua condição de cidadão, numa atitude crítica para com a vida humana e seus valorespt_BR
dc.description.abstractThe objective of this paper is to present a study on participatory management in the classroom supported by Moreno´s Living Newspaper psychodrama techniques. We explored the possibilities of using newspaper articles inside the classroom as didactic support material with the objective of facilitating literacy. This study was carried out in one of the educational units of “SESI-SP - Serviço Social da Indústria” (“SESI-SP - Industry Social Service”) along the year of 2007 with students from “EJA - Educação de Jovens e Adultos” (“EJAYoung Adults and Adults Education”) who attend “PAI - Programa de Alfabetização Intensiva” (“PAI – Intensive Literacy Program”). As a result, we observed that this work allowed students to develop the ability to make their auto-analysis, as well as to see themselves as members of a society, even being the product of a social act, making them think in themselves as subjects and, at the same time, perceiving themselves in their citizen condition, in a critical attitude towards human life and its valuesen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalpt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectNewspaperen_US
dc.subjectAdults educationen_US
dc.subjectLiteracyen_US
dc.subjectAutonomyen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão na sala de aula: um trabalho participativo reflexõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Divina de Fátima dos Santos.pdf5,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.