REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28996
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gestão na sala de aula: um trabalho participativo reflexões
Autor(es): Santos, Divina de Fátima dos
Primeiro Orientador: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre gestão participativa na sala de aula, apoiado nas técnicas psicodramáticas do “Jornal Vivo” de Moreno, exploramos as possibilidades do uso de artigos de jornal como material didático de apoio em sala de aula, a fim de facilitar a alfabetização. Este estudo foi realizado em uma das unidades educacionais da rede “SESI-SP - Serviço Social da Indústria” ao longo do ano de 2007, com alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos que freqüentam o P.A.I. - Programa de Alfabetização Intensiva. Como resultado observamos que este trabalho permitiu aos alunos desenvolver a capacidade de fazer sua auto-análise, bem como a de poder ver-se na sociedade, mesmo sendo ele produto de um ato social, fazendo-o pensar em si mesmo, como sujeito e ao mesmo tempo, perceber-se na sua condição de cidadão, numa atitude crítica para com a vida humana e seus valores
Abstract: The objective of this paper is to present a study on participatory management in the classroom supported by Moreno´s Living Newspaper psychodrama techniques. We explored the possibilities of using newspaper articles inside the classroom as didactic support material with the objective of facilitating literacy. This study was carried out in one of the educational units of “SESI-SP - Serviço Social da Indústria” (“SESI-SP - Industry Social Service”) along the year of 2007 with students from “EJA - Educação de Jovens e Adultos” (“EJAYoung Adults and Adults Education”) who attend “PAI - Programa de Alfabetização Intensiva” (“PAI – Intensive Literacy Program”). As a result, we observed that this work allowed students to develop the ability to make their auto-analysis, as well as to see themselves as members of a society, even being the product of a social act, making them think in themselves as subjects and, at the same time, perceiving themselves in their citizen condition, in a critical attitude towards human life and its values
Palavras-chave: Jornal
Educação de adultos
Alfabetização
Autonomia
Newspaper
Adults education
Literacy
Autonomy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Santos, Divina de Fátima dos. Gestão na sala de aula: um trabalho participativo reflexões. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28996
Data do documento: 27-Nov-2007
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Divina de Fátima dos Santos.pdf5,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.