Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39748Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santana, Paula Cunha Guimarães Batatel Belmonte | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7623242399526561 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barroco, Maria Lúcia Silva | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7309892738683344 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2023-10-18T14:40:14Z | - |
| dc.date.available | 2023-10-18T14:40:14Z | - |
| dc.date.issued | 2023-09-18 | - |
| dc.identifier.citation | Santana, Paula Cunha Guimarães Batatel Belmonte. Serviço Social e Educação Profissional: a dualidade entre educação mercadológica e emancipatória e a ação educativa da profissão. 2023. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39748 | - |
| dc.description.resumo | A presente dissertação tem como tema a inserção do Serviço Social na Educação Profissional, reconhecendo a dualidade histórica e dialética entre educação mercadológica e emancipatória. O objetivo é refletir sobre a ação educativa e emancipatória do Serviço Social, considerando para isso, a relação estabelecida entre o trabalho e este formato de educação. Neste sentido, os dois primeiros capítulos buscam identificar a relação entre trabalho, educação e sociabilidade; os principais elementos históricos da educação profissional; referenciais teóricos para discutir educação e hegemonia; e a trajetória do Serviço Social neste campo, principalmente sobre a ação educativa da profissão. O terceiro e último capítulo apresenta os resultados da pesquisa bibliográfica, utilizada como fonte privilegiada metodológica, por meio das produções publicadas nas revistas “Serviço Social & Sociedade” (número 1 até 146) e nas teses e dissertações que apresentavam no título o temo “dimensão educativa”, no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. A pesquisa possibilitou identificar a necessidade de um debruçamento da categoria profissional sobre a temática, entendendo a importância da consolidação de uma direção para a educação emancipatória no Serviço Social | pt_BR |
| dc.description.abstract | This dissertation´s theme is the insertion of Social Work in Professional Education, recognizing the historical and dialectical duality between market and emancipatory education. The objective is to reflect on the educational and emancipatory action of Social Work, considering the relationship established between work and this format of education. In this sense, the first two chapters seek to identify the relationship between work, education and sociability; the main historical elements of professional education; theoretical references to discuss education and hegemony; and the trajectory of Social Work in this field, mainly regarding the educational action of the profession. The third and final chapter presents the results of bibliographical research, used as a privileged methodological source, through productions published in the magazines “Serviço Social & Sociedade” (numbers 1 to 146) and in theses and dissertations that presented in the title the theme “dimension educational”, in the database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. The research made it possible to identify the need for the professional category to look into the topic, understanding the importance of consolidating a direction for emancipatory education in Social Work. | en_US |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Fundação São Paulo – FUNDASP | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
| dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
| dc.subject | Ação educativa | pt_BR |
| dc.subject | Social Work | en_US |
| dc.subject | Professional education | en_US |
| dc.subject | Educational action | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | pt_BR |
| dc.title | Serviço Social e Educação Profissional: a dualidade entre educação mercadológica e emancipatória e a ação educativa da profissão | pt_BR |
| dc.title.alternative | Social Work and Professional Education: the duality between marketing and emancipatory education and the educational action of the profession | en_US |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Paula Cunha Guimarães Batatel Belmonte Santana.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

