REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCasagrande, Suellen Beatriz Martins-
dc.contributor.advisor1Brito, Regina Lúcia Giffoni Luz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785548J0por
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:24Z-
dc.date.available2014-09-25-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.citationCasagrande, Suellen Beatriz Martins. Planejamento: um instrumento de possibilidades na cultura da escola?. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9792-
dc.description.resumoO presente estudo investiga como o Planejamento é compreendido na cultura da escola, considerando as percepções de nove professoras e uma gestora do Ensino Fundamental I de uma escola privada de São Paulo, tendo em vista o aprimoramento da prática desses profissionais e do processo de ensinoaprendizagem. O trabalho parte de uma exploração teórica referente aos temas Planejamento e cultura da escola a partir de uma seleção de autores cujas propostas estão vinculadas ao meio educacional. O que possibilita a compreensão sobre diferentes níveis, respectivas funções, objetivos e utilização para a contribuição e o desenvolvimento do trabalho pedagógico e do processo de ensinoaprendizagem. Em seguida, são revistas as concepções de alguns autores sobre cultura respaldam questões referentes ao contexto escolar, organização, identidade e vinculação ao Planejamento. Análises documentais de diferentes Planejamentos da escola pesquisada permitem estabelecer relações entre a teoria, o contexto pesquisado e a prática, além da aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados permitiram verificar a importância do Planejamento enquanto instrumento que oferece possibilidades significativas de trabalho ao educador e à instituição de ensino, bem como a contribuição para a qualificação do processo de ensino-aprendizagem e para o êxito no desenvolvimento escolarpor
dc.description.abstractThis study investigates how Planning is understood in the culture of the school, considering the perceptions of nine teachers and a manager of an elementary school (Fundamental I) from a private school in São Paulo, searching for the improving of the practice of these professionals and the teaching-learning process. The paper presents a theoretical exploration of Planning and school culture from a selection of authors whose proposals are linked to the educational environment. This enables the understanding of different levels, their roles, objectives and use for the contribution and the development of pedagogical work and teaching-learning process. Then, the concepts of culture of some authors on issues relating to school context, organization, identity and attachment to Planning are reviewd. Documentary analysis of different Plannings of the school researched make possible to establish relationships between theory, research context and practice, joined to the use of questionnaire and semi structured interviews. Results indicate the importance of planning as a tool that offers significant possibilities for the educator to work and to the educational institution, as well the contribution to the quality of teaching-learning process and success in school developmenteng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22754/Suellen%20Beatriz%20Martins%20Casagrande.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectCultura da escolapor
dc.subjectProcesso de ensino a prendizagempor
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectSchool cultureeng
dc.subjectTeaching-learning processeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titlePlanejamento: um instrumento de possibilidades na cultura da escola?por
dc.title.alternativePlanning: an instrument of possibilities in the culture of the school?eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suellen Beatriz Martins Casagrande.pdf442,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.